O mundo
todo foi/é nominado, criação após criação, objeto após objeto.
Para cada
novo integrante do mundo repete-se o ensinamento do nome das coisas,
dos objetos, dos seres da natureza, dos bens culturalmente criados
através das palavras.
As
palavras assumem generalizações, então o nome de um objeto é seu
signo, sua representação.
Um signo
é assim considerado porque ele assume o sentido dentro da palavra, segundo um contexto.
Sem
contexto seria apenas um sinal.
Signo tem
sempre a conotação de algo que assume um sentido específico para
alguém, num certo lugar, em certa época.
Um desenho é também uma representação do objeto.
A
nominação e o desenho são representações de primeira ordem,
segundo Vigotski.
Escrever
a palavra, antes dita, que representa o objeto é uma nova
representação: a da fala por intermédio de um outro signo: as
letras que formam a palavra.
A escrita
não representa o objeto propriamente, mas o que se convencionou como
signo que o representa.
A escrita
representa a fala (denominação do objeto), bem como as ideias, os
sentimentos.
A escrita
é uma representação de segunda ordem porque ela não traduz o
objeto diretamente e sim a palavra que o representa, o signo.
O nome
criado para o objeto é o que se representa pela escrita.
Existem
criações humanas que são imateriais, apenas passíveis de serem
representadas por metáforas.
Um
exemplo disso é o amor.
O amor
não é possível definir como objeto, criado pela cultura, nem pela
natureza.
Ele não
tem materialidade física, mas a maioria de nós logo reconhece o que
significa amor e como se manifesta. Ninguém confunde amor com ódio.
O amor,
por não ser possível de visualizar como objeto em forma de matéria, não pode ser
exatamente desenhado. (Ou pode!)
O amor
recebeu uma sequência de letras que fazem seu signo.
É signo
porque a palavra amor representa um sentimento que, dependendo do
contexto, recebe conotação diversa. Então:
1 –
isto é amor (uma cena de pai/mãe com filho; um casal de namorados) como representação por uma palavra que se
pronuncia e que a representa para todo o sempre. Sem atribuição de
sentido pelo contexto, as letras passam apenas a ser sinais.
Assim é
o amor quando desenhado (não sei que desenho o representaria)
A palavra
que representa o amor, seu signo, é escrita com quatro letras: a + m
+ o + r. Este é o último estágio do letramento, quando o "para quê se escreve" já é de domínio da criança.
Quando uma criança aprende a linguagem escrita é este o processo que deveria percorrer. Por causa do desconhecimento por parte de alguns profissionais da educação, o processo de se tornar leitor e produtor de textos é simplificado e não passa de exercício de codificação e decodificação de palavras.
A leitura e a escrita tornar-se-ão, no futuro, um momento de pouco prazer.
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