segunda-feira, 20 de maio de 2013

Onde o planejamento se encontra com a realidade ?


Acredito, da experiência que me advém da profissão, que todo planejamento objetiva, como resultado, operar uma mudança, isto é, algo que sai do estado em que se encontra e passa para outro. O planejamento é feito diante de uma visão de realidade para uma mudança no futuro. De modo que o direcionamento sempre existe: ou para mudar o que se mostra ou para continuar como está.

Planejamento pode dar, porém, uma noção contrária que, ao invés de servir como guia seguro, serve para ser burlado. E porquê? Porque a realidade é dinâmica, é dialética. Assim, se se instala a sensação de que algo saiu errado, não devíamos pensar que o planejamento falhou. Outrossim que por ter sido algo previsto, pode-se ter essa noção da não realização.

O planejamento quando se encontra no formato de texto tem a característica de ser mais reflexivo. Permite revisitas, quantas forem necessárias, até se aproximar do ideal. O texto aceita retrocessos e avanços, à medida que seu autor se dá conta de possíveis incongruências.
 
Na vida ao vivo, as coisas correm, não são estáticas, não esperam a vez, não se calam. Ao contrário, são tão "líquidas", para utilizar-me do termo de Zigmunt Bauman, que nos escapam entre os dedos. E é por esse motivo que a nossa agenda de trabalho sempre tem lacunas, vazios, buracos e, ao mesmo tempo, tem recheio, tem preenchimento e extensão. Tem complementação e superação.
 
O transbordamento de um planejamento só pode ser comparado ao transbordamento que está a implicar sua vivência. Neste quesito, ambos se encontram.  
 
 


Um comentário:

  1. A realização de um planejamento que venha de encontro com as necessidades da turma, que leve em consideração a faixa etária das crianças e seja prazeroso para elas, faz toda a diferença no trabalho de um bom professor e o sucesso no desenvolvimento das crianças é uma consequência esperada! Rosane, parabéns pelo Blog e por nos proporcionar tão significativas reflexões.

    ResponderExcluir