sábado, 4 de março de 2017

Histórias: na trilha da humanização

A presença da contação de histórias na Educação Infantil tem um papel imprescindível na construção da imaginação, da inteligência e da personalidade das crianças. Crianças não nascem e crescem como plantas ou são tábulas rasas onde os adultos imprimem seus valores. Crianças são seres de experiência, pouca por sua condição, porém nascem aptas a aprender. E o fato de aprenderem o que lhes é ensinado as difere dos outros animais sobre a terra.

A capacidade de imaginar, de fantasiar, de criar imagens e transformar a realidade que circunda as crianças é fomentada em grande parte pela tradição dos adultos de contar histórias. Ouvir histórias torna as crianças aptas a entender, antes do tempo cronológico, como os adultos estruturam a cultura, que costumes defendem, que valores cultivam e que conhecimentos querem transmitir aos pequenos que veem o mundo pela primeira vez.

Nas turmas de crianças de até três anos ainda é muito indicado que se contem histórias baseadas nas imagens dos livros, bem como a dramatização da história pelo adulto. Elas iniciam também a fase de ouvir histórias sem a presença do suporte pois já conseguem fazer imagens mentais de personagens que lhes interessam, como animais, em sua maioria. 

Contar histórias deve ser um momento que compõe o cotidiano da Educação Infantil. As crianças desenvolvem o gosto pelas histórias ouvindo histórias. O prazer deve ser o convite para a criança sentar e aderir ao momento com seu grupo.

Ouvir histórias oferece à criança uma oportunidade de desenvolver a imaginação que se expande na medida em que a criança é exposta a fazer imagens mentais. Crianças que ouvem histórias podem se tornar mais inteligentes porque começam a argumentar, a nomear, a compreender fatos e situações que, sem as histórias, elas não teriam oportunidade de expressar. Uma das capacidades mais importantes que se desenvolve contando histórias para as crianças desde bem pequenas é o de fazer uso da linguagem oral com mais propriedade. A nomeação de ações também é favorecida pelas histórias que ouvem diariamente. Enfim, todo dia tem de ter história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário